Transtorno Disfórico Pré-menstrual


Para a cadeira de Saúde Mental, ministrada por Jaims Ribeiro, professor do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB, optativa ofertada aos cursos de Terapia Ocupacional  (do qual sou aluna) e Fonoaudiologia  da UFPB escrevi um artigo sobre Transtorno Disfórico Pré-menstrual. Após escrever o artigo o professor solicitou que publicássemos algum material com o tema com a intenção de contribuir para além da comunidade acadêmica. Decidi por meio do blog falar sobre o tema proposto que muito me interessa. 
O TDPM tem como principais características as profundas alterações do humor- irritabilidade, tristeza, e ansiedade. 
Acomete entre 3% e 8% das mulheres em seus anos reprodutivos e apesar de se mostrar um problema bastante comum entre mulheres e ser caracterizado pela recorrências de sintomas de diversas vertentes (emocionais, comportamentais e físicos), não recebe a devida atenção da rede de saúde. 
Os sintomas aparecem durante a fase lútea, a última faze do ciclo menstrual que dura em média 12 dias. 
O diagnóstico e tratamento deve ser feito por profissionais de saúde capacitados a tratar o caso. O uso de medicamentos pode ser indicado, porém hábitos saudáveis demonstraram efeitos positivos.Cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos (biodança,caminhadas...)   redução de acumulo de atividades intelectuais durante a faze de alteração hormonal podem contribuir para amenizar os sintomas. 

Divulga esse banner com suas amigas! 



Emmily Santana

CONVERSATION

1 comentários:

  1. Nem eu me aguento nesses dias. Marido aqui em casa já sabe e nem liga mas rsrs.

    ResponderExcluir

Back
to top